sábado, 28 de maio de 2011

Entendendo as diferenças entre Coaching e Psicoterapia


O desenvolvimento humano é infinito e existem vários métodos para acelerar esse processo. Dentro deste universo, quero falar sobre a Psicoterapia e o Coaching. Como são áreas muito próximas e o Coaching relativamente pouco conhecido, é comum haver uma confusão entre ambos.

Quais as diferenças entre os dois?

Inicialmente, a Psicoterapia aborda o ponto de vista mais intrínseco e emocional. Já o Coaching objetiva um resultado mais pragmático e focado em uma meta.  

Diversos estudos apontam outras diferenças ainda entre Coaching e Psicoterapia, que são mais claramente percebidas em relação aos objetivos e públicos alvos. Por outro lado, em relação ao formato dos atendimentos, os dois são semelhantes: sessões individuais em encontros semanais com duração de cerca de 50 minutos.


O Coaching é orientado para o objetivo futuro e encoraja o cliente a obter novas conquistas e realizações, tanto na vida pessoal quando profissional, focando performance e desenvolvimento. O coaching não tem objetivo terapêutico, sendo geralmente procurado por pessoas que querem ajuda para atingir metas  e desenvolver-se em competências específicas.


A Psicoterapia tem por objetivo cuidar das questões emocionais, afetivas e comportamentais. A partir da ampliação do auto conhecimento e a resignificação de situações sentidas e ou vividas, é possível ajudar o cliente/paciente a mudar padrões de comportamento que estão mantendo seus problemas e dificuldades atuais, trazendo assim outras maneiras de lidar com suas dificuldades emocionais.

Outra diferença clara é que, no Coaching, existe um número fechado de sessões com prazo definido de término. Já no caso da Psicoterapia, esse tempo é flexível, tendo em vista o tratamento de emoções, traumas e afetividade.

É importante observar que muitos clientes tem se beneficiado em participar dos dois processos, pois um não invalida o outro, pelo contrário, em vários casos eles se complementam. Por exemplo, clientes de Psicoterapia que estão se reestabelecendo de depressão e desejam reestruturar suas carreiras prejudicas pelos seus sintomas, podem se beneficiar do Coaching.

Assim como clientes de Coaching que não conseguem avançar em seus objetivos por questões como quadro depressivo, ansiedade exagerada, fobia social, baixa auto-estima, entre outras, podem se beneficiar da Psicoterapia.

Um último ponto importante é o que trata dos profissionais que oferecem estes processos. Na Psicoterapia, o profissional é o psicólogo que necessita de uma formação acadêmica e estar vinculado ao CRP (Conselho Regional de Psicologia). Para trabalhar com Coaching, o profissional necessita de uma certificação em instituições autorizadas, sem necessariamente ter uma formação acadêmica na área.

Em todos os casos, você deve perceber que um não invalida o outro, nem um é evolução do outro. A Psicoterapia é uma ciência e o Coaching é uma importante ferramenta. Ambos  podem ajudar o desenvolvimento humano.

LEILA MARTINS

5 comentários:

  1. Muito bom Leila, a cada dia as pessoas precisam cuidar mais da sudeste mental e do crecimento pessoal e profissional.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Esses IPADs auto completam as palavras aí sai sudeste ao invés de saúde.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Leila, gostei da clareza e simplicidade.

    ResponderExcluir